Saiba tudo sobre a alimentação de quem tem gastrite
- Suelen Galante Nutricionista
- 15 de mai. de 2018
- 1 min de leitura
A gastrite é a inflamação da mucosa que reveste a parede interna do estômago. Os principais sintomas são náusea, sensação de queimação do estômago, dores, indigestão e alguns pacientes referem sensações como “boca amarga”. Para saber se você tem gastrite precisa de um diagnóstico médico. Uma das causas comuns da gastrite H. pillory, uma bactéria e para o tratamento é necessário o uso de antibióticos.

Além do uso da medicação a alimentação é um dos pontos principais do tratamento para quem tem gastrite, devem ser evitados alimentos que irritam a “parede do estômago” como os ricos em cafeína e os condimentos fortes, alimentos que retardam o esvaziamento gástrico (ou seja, “aqueles que ficam muito tempo no estômago”) e também longos de jejum.
Sobre os alimentos ricos em cafeína preocupe-se não apenas com café, mas também com o chá mate, preto, verde, chocolate amargo, dentre outros.
Alimentos ricos em proteína: Basicamente as carnes e os laticínios, eles permanecem mais tempo no estômago do que outros alimentos, por isso tendem a piorar os sintomas de gastrite, seu consumo não precisa ser excluído, porém moderado.
Alimentos ricos em gordura: Frituras, maionese, alimentos que em geral contém muito óleo, manteiga, queijos muito gordurosos devem ser evitados.
Um dos medicamentos muito utilizados para o controle da gastrite é o omeprazol e deficiência de vitaminas, porém seu uso crônico pode levar a deficiências de algumas vitaminas como o ferro, a vitamina B12, o ácido fólico e em casos mais crônicos até a deficiência de proteínas.
Essas são orientações gerais, para orientações específicas procure seu nutricionista.
Comments