top of page

Blog

Como montar o pratinho do bebê ?

  • Suelen Galante Nutricionista
  • 17 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Seu filho iniciou a introdução alimentar agora e você tem inúmeras dúvidas sobre como montar o pratinho? Então esse texto foi feito para você!





Antes de tudo gostaria de explicar que nos primeiros meses da introdução alimentar a criança está aprendendo a comer,engolir, mastigar e além disso, descobrindo os novos sabores, aromas e texturas, então é normal no início alguns momentos onde a crianção não engole determinada coisa, “cuspe”, faz careta e etc. Essa é uma fase de aprendizagem, não interprete isso como rejeição.



Outro ponto importante, nessa fase a criança “come pouco”, sua capacidade gástrica é pequena e ela está em fase de adaptação, não espere que logo no primeiro dia ela coma tudo que você colocar.



Atualmente existem duas formas de apresentar os alimentos para a criança, a versão tradicional em forma de papinhas e a versão guiada pelo método BLW. Independente de qual método você optar as dicas serão válidas:


Foto Papinha versão tradicional

Papinha separada.


Método BLW:

Frutas BLW

Pontos importantes:


  1. Os alimentos não devem ser misturados no prato formando uma massa só, cada alimento deve ter seu espaço no pratinho, para que a criança possa entender o gosto de cada um separadamente. Fora correta de oferecer : Imagens 3 e 4.

Introdução alimentar participativa

  • A variedade é importantíssima, por isso a cada dia opte por um diferente alimento de cada grupo, assim permitindo que logo na introdução alimentar a criança prove de tudo um pouco.

Para as crianças que comem papinha:

  • A consistência dos alimentos deve ser aumentada aos poucos, respeitando o desenvolvimento da criança e evitando alimentos muito diluídos, como sopinhas muito ralas.


Evolução das papinhas

Blog: Primeiras colheradas


  • A papa deve ser amassada, SEM peneirar ou bater no liquidificador, para que sejam aproveitados todos os nutrientes dos alimentos e a comida fique na consistência de purê.

  • A carne deve ser cozida, picada e amassada) ou desfiada. Aos 6 meses, os dentes estão próximos às gengivas, o que as torna endurecidas, e ajudam a triturar os alimentos.

  • Durante a refeição, variar a oferta dos alimentos que estão no pratinho. Exemplo: Uma colherada de arroz, uma colherada de carne e outra de verduras/legumes.

Como montar o pratinho ?

Cereal/ Tubérculo: Arroz, Batata, Batata doce, batata baroa, Quinoa, macarrão, aipim, inhame e etc.

Leguminosas: Feijão, grão de bico, lentiha, ervilha, vagem, tremoço e etc.

Verduras: Couve, espinafre, taioba, repolho, agrião e etc.

Legumes: Abóbora, beterraba, cenoura, brócolis, chuchu, berinjela e etc.

Carne: Bovina, frango, peixe e ovo.

Exemplos de refeições:

Aipim + Feijão+ Frango desfiado + Cenoura e repolho.

Batata Doce + Grão de bico + Carne moída + Espinafre + Abóbora.

Batata Inglesa + Ervilha + Ovo mexido + Brócolis + Beterraba.

Pratinho de criança


 
 
 

Comments


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page